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terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Como Contratar Mais, Por Menos

O básico na contratação é visualizar quantos jogos, gols, lesões e quantos cartões amarelos e vermelhoso jogador pretendido teve. Além, é claro, do salário e do preço. Isso não vai garantir que o jogador fará sucesso, mas é um bom indicador. 

Contratamos principalmente pela busca do jogo. Filtramos de acordo com o perfil desejado e está lá. Damos uma olhadinha nos detalhes e fica tudo certo. A maioria compra apenas jogadores que estão à venda, afinal, são os mais em conta. Será? 

Na maioria dos países não-europeus, se encontram jogadores muito bons a preços mais interessantes. Enquanto um zagueiro está a venda na Espanha por 15M, outro jogador de igual força (ou até melhor) na Argentina, não está a venda, mas custa 10M. Oferecendo 13M você consegue levá-lo. 

Também é interessante observar o que acontece a sua volta. Joga no Campeonato Brasileiro? Fique atento a lista de artilheiros, aos jogadores que vem se destacando na competição e aos jogos dos outros times. As vezes vale a pena assistir jogos de outros países. Não olhe apenas para o seu umbigo; grandes managers da atualidade como Ársene Wenger e Alex Ferguson olham todos os países para garimpar talentos e jogadores interessantes por preços módicos. 

Ex.: Certa vez no Milan, jogando contra o Cagliari, vi um meia interessante, que marcou contra meu time de falta. Fui olhar suas estatísticas e ele tinha 6 gols em 10 jogos. Depois disso fiquei observando os jogos do time dele e constatei que ele marcava muitos gols, principalmente de falta. Como precisava de um apoiador que também fosse bom batedor de faltas, para repor a venda do Kaká, comprei-o por 6,5M. Se eu fosse tentar achar um jogador igual fazendo busca, iria demorar séculos, perdido naquele mar de jogadores. Com uma simples observação, reforcei meu time sem gastar muito. 

Quase todo mundo presta atenção nos “gols” apenas dos atacantes, e esquecemos que para os demais jogadores este atributo também é importantíssimo. Não temos como ver o “desarme” do zagueiro e o “passe” do meio-campista, apenas “gols”, então o GOL passa a ser importante para TODOS, sem exceção. Assim como um atacante que não faz gol não presta, um zagueiro que não faz gol também TALVEZ não seja interessante. Claro, toda regra há exceções, não vai deixar de contratar um zagueiro força 80 e contratar outro de 40 só porque o segundo faz gols, até porque a máxima do zagueiro é defender. 

A melhor pedida sempre é por jogadores mais jovens, já que estes cansam menos, podendo disputar mais partidas, evoluindo mais rapidamente. Em contra-partida, eles são mais caros. Aí que os jogadores mais velhos entram em cena, pois são mais baratos e fazem o mesmo efeito, porém cansam 3x mais, não aguentando uma série forte de partidas. 

Evite ao máximo jogadores burucutus que fazem faltas e tomam muitos cartões. Esses jogadores por vezes irão te deixar na mão ao serem expulsos, também com o excesso de cartões, sendo suspensos. Sem contar os pênaltis a favor do adversário. 

Atenção nas “promoções”! Jogadores muito baratos podem não corresponder e/ou terem salários incompatíveis com sua atual situação, jogando como perna de pau e ganhando como craque. 

Não se foque muito na força dos jogadores. Como o próprio manual do jogo diz, um jogador de força 100 é apenas ligeiramente melhor que o de força 95. Mas se esse de 95 tiver menos cartões, fizer mais gols e se lesionar menos, o de 95 é muito melhor do que o de 100. 

Note que o preço dos jogadores só aumentar ou diminui depois da virada da temporada, então você poderá tirar proveito disso. 

Ex.: Um jogador simples que no início da temporada vale 4M, e no final da temporada ele vira artilheiro e sua força cresce 15 pontos e seu preço continua os mesmos 4M. Você o compra para sua equipe antes do último jogo da temporada, e quando a nova temporada entrar em vigor, ele estará valendo mais, uns 10M. 

Um pouco mais de atenção na hora da aquisição de novos atletas pode acelerar o crescimento do seu clube, trazendo títulos e um bom um dinheiro em caixa. Olho vivo e boas compras! 

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