/td>

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Como Escalar Um Bom Time

Para escalar um time corretamente, é preciso frieza e sabedoria. Você irá usar reservas, irá utilizar aqueles “encostados” do seu time, e etc.
Os goleiros, é logicamente que você irá escalar o melhor, mas você pode estar totalmente errado, pois nem sempre o que vale é a força, e sim as características e a idade. Goleiro de 18 anos ou menos, não têm muita experiência, e pode ser um grande fiasco no gol. Não pense “isso é uma revelação”, pois você estará estragando a escalação. Também não é recomendavel o uso de goleiros que tenham mais de 35 anos, pensando “esse é mais experiente!”, coloque goleiros que tenha entre 20 a 35 anos.

O sistema defensivo sempre é importante saber escalar, pois as vezes é por causa de um simples erro que tomamos goleadas. Não recomenda-se o uso de zagueiro jovens, entre 16 e18 anos, no time titular. Coloque-os no segundo tempo de jogo. Os de 18 anos pra cima é livre a idade, é recomendável você usar no mínimo 2 zagueiros, e que pelo menos 1 tenha a característica ‘Resistência’, que é muito importante em um zagueiro, e claro, a característica ‘Desarme’. Os zagueiros líberos não são tão importantes, portanto não se preocupe com os líberos.

Os laterais sempre ajudam o ataque, com passes, cruzamentos, lançamentos, etc., portanto é preciso saber escala-los. Não use laterais defensivos. São inúteis. Dê preferencia aos laterais ofensivos ou alas. É importante que ele tenha as caracteristicas ‘Cruzamento’ e/ou ‘Velocidade’, que são as caracteristicas principais para um lateral. Resistencia também é uma boa, mas os laterais Cru-Vel (ou vice-versa) são mais eficientes. A idade também conta. Você pode usar laterais jovens, mas não é recomendado o uso de laterais com idade depois dos 30 anos, pois ele irá se cansar rapidamente.

O sistema defensivo sempre conta com a ajuda do volante, e é preciso saber escalá-los também. Tenha no mínimo 1 volante em seu time, mas também não exagere. 2 volantes já são o suficiente. A idade também é um fator importante. Volantes entre 17 e 35 anos são os mais recomendados. Preste atenção em suas características. Não queria volantes com as características Finalização/Cruzamento, por exemplo.

"O Meio-Campo é o lugar dos craques, que vão levando o time todo pro ataque." (Trecho da musica "Uma Partida de Futebol", do Skank, e realmente ele não mentiu). As jogadas de ataque sempre passa por um dos meio-campistas. Eles são quem armam as jogadas, fazem passes, e até gols, portanto a idade dele também é livre (dependendo da característica). Use meio-campistas com a característica ‘Armação’, pois é bastante utilizado as armações dos meio-campistas pelos atacantes, e assim saindo gols, sempre coloque entre 2 e 4 meio campistas (2 e 3 são os recomendados).

Já o atacante tem como objetivo fazer o gol, e para isso, além do trabalho dos companheiros, ele precisa "ter o dom de fazer gol". A idade também tem que ser regulada, no mínimo 17 e no máximo 40 anos. Se for usar atacantes jovens, é recomendável que tenha a característica ‘Velocidade’, e para os atacantes mais velhos, a característica ‘Cabeceio’, é essencial. Tenha entre 1 e 3 atacantes no seu time. É recomendavel a idade entre 20-28 anos para os atacantes que jogam pelo recuados. 17-40 anos para quem joga pelo meio, e entre 17-21 anos para quem joga pela ponta.

Lembre-se de nunca, nunca deixar de poupar seus jogadores, e também deixar os jovens jogarem e terem oportunidades. Formações táticas automáticas não recomendáveis: 5-4-1, 5-3-2, 4-5-1 e 3-5-2.
Formações táticas automáticas recomendáveis: 3-4-3, 4-4-2, 4-3-3

1 comentários:

wesley 1 de setembro de 2009 às 15:26  

que nada a ver com vida po

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.